Campus Cabral da UFPR - Curitiba

Curitiba/PR

2012

Concurso Nacional

Área: 20.990m²

A diversidade, extensão e densidade do programa requerido, disposto em um terreno que preserva uma de suas edificações existentes, nos conduziram ao projeto de um Edifício Laminar único, que concentra sua ocupação. Essa estratégia, que reduz a projeção do construído sobre o terreno, possibilita que se incorporem ao Campus espaços externos livres e abertos à multiplicidade de usos que favoreçam e estimulem o encontro e a convivência.

O projeto se estrutura ao entorno de um grande vazio central, rompido por um conjunto de rampas que percorre todos os pavimentos dos Departamentos. Como articulador das atividades do edifício, para esse vazio se voltam os elevadores de público e as circulações horizontais que conduzem aos espaços didáticos, expondo o fluxo e o movimento dos usuários às diversas e lúdicas perspectivas visuais que o conjunto oferece.

Transpassando visualmente os limites do edifício, uma caixilharia vertical contínua voltada para os limites com a Praça Brigadeiro Mario Eppinghaus filtra a luz natural e incorpora o verde e a paisagem circundante a seus espaços internos, reforçando a prerrogativa de ser um edifício extrovertido.

Campus Cabral da UFPR - Curitiba