Centro de Educação Fundamental - Parque do Riacho

Brasília, DF

2016

Concurso Nacional.


Menção Honrosa.

Área: 4.300m².


O Centro de Ensino Fundamental no Parque do Riacho se oferece ao ensino e à convivência de alunos das primeiras idades da alfabetização até o início da adolescência. Esse é um período da vida de florescência e de grande transformação, em que o individuo se demonstra aberto à socialização, ao aprendizado e à absorção de conhecimento. 


UM EDIFÍCIO EXTROVERTIDO

Ao longo da divisa frontal do lote propomos um edifício modulado de três pavimentos, composto por duas lâminas paralelas conectados nas suas extremidades por dois corpos destinados ao Auditório e à Quadra Coberta. Essa distribuição conforma internamente um vazio generoso destinado a uma inclusiva Praça de Convivência.
 
Espaço verde, parcialmente coberto, iluminado e ventilado naturalmente, a Praça de Convivência integra visualmente os acontecimentos da escola.
 
As circulações internas se organizam por rampas, passarelas e corredores voltados para a Praça de Convivência. No Primeiro Pavimento, sobre a cobertura do Auditório, cria-se uma segunda praça - Praça de Atividades - ajardinada, destinada ao encontro e a aulas informais. 

Como princípio funcional, os espaços são pensados para estender o ensino aos ambientes externos das salas de aula. Expondo o movimento dos usuários e a dinâmica de ocupação do edifício, os ambientes integrados por circulações abertas e transparentesestimulam novas possibilidades didáticas, além de favorecer o encontro, a interação e a troca de experiências entre os estudantes das diversas faixas etárias.

Centro de Educação Fundamental - Parque do Riacho