Complexo Multifuncional Campus Central - Puc Campinas

São Paulo / Brasil

2017

Concurso a Convite - 1º Lugar


No centro antigo da cidade, o Solar do Barão de Itapura é uma referência arquitetônica de grande importância e relevância histórica, cultural e educacional não apenas para Campinas, nas para o Brasil. Projetado e construído entre 1880 e 1883 pelo italiano toscano Luigi Pucci, preserva ainda hoje a integridade de seu estilo renascentista italiano, largamente apropriado pela aristocracia emergente da agricultura cafeeira do final dos oitocentos.
 
O restauro previsto será mimético, de modo a resgatar a originalidade de seu desenho, de sua forma e de sua volumetria. Apenas seu uso será alterado, sem que seu significado original, que é sua arquitetura, se altere.
 
Assim como os usos vão se adequando às novas necessidades de ocupação que o tempo sempre impõe, acreditamos que ao incorporarmos novas edificações ao conjunto dessas composições preservadas o façamos de modo a denunciar a diversidade que o próprio tempo estabelece. 
 
Nesse contexto, essa nova arquitetura deve ser contemporânea e expressiva, mantendo com o patrimônio existente uma estreita relação que não seja apenas de testemunho, nem de timidez ou de desdenho, mas, sobretudo, de profundo respeito. Seu desenho deve ser harmonioso, demonstrando e enfatizando com contundência o seu tempo.

NOVA OCUPAÇÃO
 
A nova ocupação pressupõe a retirada das edificações existentes no terreno, assim como, dos anexos construídos junto ao Solar do Barão que não possuem valor arquitetônico relevante.  Esse vazio criado no centro da quadra destaca o bem tombado e permite que o terreno ganhe aberturas para a Avenida Francisco Glicério, Rua Marechal Deodoro, Rua do Sacramento e Rua Isolethe de Souza Aranha, o que amplia suas conexões com o tecido da cidade. Essa particular morfologia também oferece ao terreno novas relações espaciais e visuais, que permitem transformar o lugar em um novo espaço público, onde o Solar do Barão adquire sua necessária dimensão urbana. 

Complexo Multifuncional Campus Central - Puc Campinas