Edifício Assembléia

São Paulo/SP

2004

Concurso Nacional

Área:5.430m²
 
Acreditamos que habitar a área central da cidade de São Paulo, se apropriando de suas infra-estruturas existentes, mais que uma forma de ocupar vazios e diminuir o déficit habitacional, é possibilitar que se estreitem  as relações entre  moradores e as diversas atividades de produção, consumo, informação,  entretenimento  e  diversão que o centro congrega.

  Novos edifícios, agregados à paisagem construída, como também, edifícios recuperados com transformação ou manutenção de uso, devem se incorporar ao tecido da cidade, enfatizando e reforçando a continuidade de seus espaços.

 Propomos um edifício laminar modulado composto por um térreo livre e de 15 pavimentos de habitação onde se alternam, variadas,  unidades de quitinetes, um e dois dormitórios. Essa variação de tipologias, que se repete em todos os pavimentos, integra os diversos usuários, sem segrega-los por perfil familiar.
 
Dois acessos, com circulações verticais independentes dividem o fluxo dos moradores, definindo duas alas distintas dentro de um edifício com corpo único.

Propomos também que não exista o lazer condominial  privado ou restrito.
O lazer é comum - o lazer é a própria cidade.

Edifício Assembléia