Moradia Estudantil UNIFESP

Osasco/SP

2015

Concurso Nacional.


Área: 10.242m².

Uma praça, uma lâmina paralela e quatro lâminas transversais
 
Frontal à Alameda-Parque, o terreno de formato quase retangular apresenta acentuado aclive na direção diagonal da Rua General Newton Estilac. Essas condições e características nos conduziram a um edifício composto por uma lâmina paralela às curvas de nível ascendentes e quatro outras lâminas transversais que acomodam, escalonadas, seus pavimentos de acordo com a topografia natural do terreno. Com essa conformação cria-se uma praça de convivência interna que recebe generosamente os fluxos urbanos em dois níveis, a partir da Alameda-Parque.
 

 
Praça de convivência - Palco urbano
 
Receptora dos fluxos externos, a praça de convivência agrega, articula e distribui os percursos do edifício. Espaço iluminado e parcialmente coberto, para ele se voltam os ambientes coletivos de uso geral das habitações. Uma escadaria, utilizada como arquibancada, conecta os térreos superior e inferior da praça de convivência, assim transformada também em um palco vivo destinado às atividades coletivas de aglomeração.
 
Com sua configuração e conformação, a praça de convivência procura transportar para o interior do edifício as características que são próprias da cidade: organicidade, continuidades espaciais, variedades volumétricas e a riqueza das perspectivas visuais que seus cheios e vazios proporcionam.
 

Moradia Estudantil UNIFESP