Museu do Saneamento-Espaço das Águas

São Paulo/SP

2008

Concurso a Convite da Sabesp e da Fundação Energia e Saneamento de São Paulo - 1º lugar

Área: 3.220m²
 
A sede do Museu do Saneamento - Espaço das Águas se localiza dentro dos limites da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, na área formada pelo “Triângulo” compreendido entre os Rios Tamanduateí (Avenida do Estado), Tietê e Avenida Santos Dumont, na Zona Norte da cidade de São Paulo, onde estão as instalações da antiga Estação Elevatória de Esgotos do Braz.
 
Construída em 1886 e desativada no início dos anos 1980 a Estação Elevatória de Esgotos do Braz constitui-se em uma das instalações pioneiras que caracterizam as primeiras ações associadas ao abastecimento de águas e tratamento de esgotos na cidade de São Paulo, marcando o período inicial de crescimento da cidade no final do século XIX.
 
Hoje a área concentra a Casa de Bombas e sua chaminé, edificações tombadas pelo Condephaat (órgão estadual de preservação do patrimônio) e vários edifícios anexos, sem valor arquitetônico, que serão demolidos. O vazio resultante dessas demolições dará lugar a um Novo Edifício interligado à Casa de Bombas e permitirá que suas áreas envoltórias, atualmente reclusas e delimitadas no interior do terreno da Sabesp, passem a se conectar diretamente com a cidade.

Museu do Saneamento-Espaço das Águas