Nova Biblioteca de Varna

Varna, Bulgária

2015

Concurso Internacional.

Interpretamos a Nova Biblioteca de Varna como uma grande Caixa de Acontecimentos, envolvida por fechamento transparente e protegida ambientalmente por brises envidraçados, sobreposta por uma segunda Caixa Monolítica que parece “flutuar” sobre sua cobertura.

Essa composição volumétrica define com precisão os espaços de acesso público e uso comum, localizados na Caixa de Acontecimentos e os espaços de acesso restrito e uso controlado, localizados na Caixa Monolítica.

No Pavimento Térreo, se concentram as áreas de grande interação urbana e fruição pública, como o Main Lobby, a Cafeteria e os ambientes de Eventos, Encontro, Estudos e Trabalho.

Uma generosa escadaria conduz o visitante ao Primeiro Pavimento, onde se inicia o percurso da Biblioteca Pública. Seu programa se distribui nos pavimentos sucessivos ao entorno de um vazio interno que concentra as circulações verticais e expõe ao visitante a dinâmica das atividades da Caixa de Acontecimentos.

Como transição entre a Caixa de Acontecimentos e a Caixa Monolítica, o Pavimento do Terraço Verde proporciona agradáveis perspectivas da cidade de Varna.

Nova Biblioteca de Varna