Nova Sede SESC Franca

Franca/SP

2013

Concurso Nacional - 3º Prêmio


Área: 15.950m² 

O SESC é reconhecidamente uma das mais importantes instituições de fomento social, cultural, educacional e de serviços de saúde do país. Acreditamos que o projeto de sua Nova Unidade, em Franca, deva externar claramente a dimensão dessa importância através de uma arquitetura forte e legível, com identidade suficiente para que seja reconhecida e assimilada na memória coletiva.
 
Destacada no tecido urbano, sua presença qualificadora deve também se harmonizar com a dimensão, a escala, o ritmo e a paisagem do lugar, compondo com a cidade e com suas infraestruturas um conjunto coeso e equilibrado.
 
A implantação do edifício, voltado longitudinalmente para a Avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, procura privilegiar acessos generosos e em nível com os percursos da cidade. O acesso principal se faz por uma grande esplanada que conduz os fluxos para a Praça de Convivência, no seu interior. Fortalecendo a dimensão urbana e o caráter social e público do edifício, a Esplanada de Acesso também se prolonga para além dos limites do lote através da Ponte de Integração sobre o Córrego Cubatão.
 
Internamente, os espaços do edifício se articulam ao entorno da Praça de Convivência. Receptora e distribuidora dos fluxos externos, essa praça coberta, transparente, diáfana, verde e arborizada, expõe ao público visitante a variedade das atividades oferecidas no interior do edifício. Espaço fulcral do Complexo, sua conformação generosa e acessível procura estimular o encontro, a convivência e o uso democrático de toda Unidade.
 
 As circulações verticais e horizontais se sucedem ao entorno da Praça de Convivência e se irradiam para todo o Complexo. A concentração e compactação desses percursos, aliadas à continuidade do olhar por entre os vazios internos e os panos envidraçados de seus caixilhos, reforçam o caráter extrovertido e amigável do edifício.

Nova Sede SESC Franca