Nova Sede SESC Ribeirão Preto

Ribeirão Preto/SP

2013

Concurso Nacional


Área: 17.730m²

Procurando dotar de coerência física e formal todo o conjunto edificado, nossa proposta estabelece uma intervenção íntegra, que externa uma nova arquitetura que respeita, preserva e destaca a arquitetura limpa, ritmada e de forte expressão estrutural do edifício de Oswaldo Corrêa Gonçalves.
 
A diversidade, extensão e densidade volumétrica do programa requerido para um terreno de dimensões controladas e perímetro irregular, nos conduziram ao projeto de um edifício vertical, implantado destacado junto à face longitudinal posterior do edifício existente. Essa implantação oferece ao observador, perspectivas visuais variadas e integrais do edifício existente, reverenciando sua expressão arquitetônica.
 
Dando unidade a esse conjunto edificado, uma grande caixilharia contínua vinculada ao novo edifício, se apoia sobre as estruturas porticadas do edifício preservado, conformando um generoso vazio vertical que transpassa todos os seus pavimentos. Coração do conjunto, esse espaço diáfano, transparente e permeável às visões da cidade, expõe e exterioriza a dinâmica de seus acontecimentos, reforçando nossa proposta de ser um edifício urbano extrovertido, amigável e relacionado diretamente com seu contexto.
 
No térreo desse grande vazio, os múltiplos Espaços de Convivência recebem o visitante pelo acesso principal da Unidade, mantido através do edifício existente (Rua Tibiriça). Distribuindo concisamente os fluxos, as circulações internas se organizam por escadas, elevadores, passarelas e corredores também voltados para o vazio.
 
Os ambientes da Unidade, de grande transparência e visibilidade, são acessíveis e convidativos ao uso. Entremeados por terraços-jardins e áreas variadas de encontro, corroboram com a intenção de transformar o edifício em um organismo vivo e dinâmico.
 
Mais que um edifício de referência na cidade, pensamos na Unidade do SESC Ribeirão Preto como um edifício que incorpora e faz fluir em seus espaços a própria cidade.

Nova Sede SESC Ribeirão Preto