Novo Teatro de Varese

Varese, Itália

2015

Concurso Internacional.
com Arpino Masella Architettura.


TRÊS PRAÇAS, UMA ESCADARIA, UM ÚNICO TERRITÓRIO.

Nosso projeto respeita as locações dos edifícios sugeridas pelo Concurso: o Teatro sobre a projeção do Teatro Apollonio (a ser demolido) e as demais edificações no vazio criado pela demolição dos edifícios do Complexo da Via Ravasi.

Unificando espacialmente essas novas edificações são propostas Três Praças e Uma Escadaria como espaços sequenciais livres, desobstruídos e diretamente relacionados com o tecido da cidade.

Praça de Acolhimento – Espaço livre que favorece a fluidez dos percursos urbanos e possibilita destaque visual ao edifício do Teatro.

Praça de Eventos – Espaço livre que favorece a fluidez dos percursos urbanos. Destinado a atividades, espetáculos e eventos externos e lúdicos de aglomeração potencializa a pluralidade das atividades do Teatro.

Praça Suspensa - Espaço livre e protegido intermedia os percursos entre a cidade e a Colina di Bosto. Configurada como uma praça permeada pela placidez do verde e da água, favorece as perspectivas visuais em direção ao Teatro e ao edifício de habitação e escritórios compreendido entre a Via Ravasi e a Via dei Giardini.

Escadaria – Como garantia da continuidade dos fluxos urbanos, uma generosa Escadaria conecta o nível da Praça Suspensa aos níveis da Via Bizzozero, Praça de Acolhimento, Praça de Eventos e o Novo Teatro.



TEATRO DE VARESE
Com seu acesso voltado para a Praça de Acolhimento, o Novo Teatro de Varese se apresenta como um corpo monolítico envolvido por fechamentos permeáveis e transparentes que rendem visível o movimento das pessoas e externam a dinâmica de seus acontecimentos.

O Teatro com sua conformação espacial, dimensões e infraestruturas de apoio adequadas aos vários tipos de espetáculos, permite também que seu palco cênico se abra para a Praça de Eventos, potencializando sua presença e uso à dimensão maior da cidade.



COMPLEXO POLIFUNCIONAL
O Complexo Polifuncional comporta um mix de funções essencialmente urbanas. Pensado como um pedaço de cidade dentro da própria cidade, seu projeto procura externar uma arquitetura não impositiva, que respeita a presença e a força compositiva do Novo Teatro e se harmoniza com a dimensão e a escala do entorno.

Novo Teatro de Varese