Oceanário Brasil

Rio Grande/RS

2009

Área: 47.000m² 
 
O Oceanário Brasil -  um Complexo Educacional, Científico, Tecnológico e de Desenvolvimento Turístico - se localiza na cidade portuária de Rio Grande/RS, no extremo sul do país.
 
Cidade mais antiga do Estado, por sua vocação histórica e posição geográfica -  banhada pelas águas do Oceano Atlântico, Laguna dos Patos e Lagoas Mirim e Mangueira - Rio Grande sempre esteve intimamente ligada ao mar.  Sua praia do Cassino, com 240km de extensão, é a maior do mundo, ultrapassando as fronteiras no Chuí e avançando sobre o Uruguai.
 
Empreendimento da FURG – Universidade Federal do Rio Grande, criadora do primeiro Curso de Graduação de Oceonografia  do país, o Oceanário Brasil ambiciona, mais que apenas fortalecer a relação da cidade com o mar, ser um importante centro de pesquisa, estudos e divulgação dos Oceanos e da Oceonografia no Brasil.
   
 Seus espaços de visitação, propostos segundo um percurso linear e contínuo,  se organizam em quatro Alas georeferenciadas, simbolizando os ambientes aquáticos do Sul, do Leste, do Norte e do Oeste do Brasil, e uma Ala Central, representando o Oceano.

Oceanário Brasil