Pinacoteca Liceu de São Paulo

São Paulo/SP

2010

Concurso a Convite da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e da Pinacoteca de São Paulo

A nova unidade da Pinacoteca de São Paulo – primeiro museu estabelecido na cidade – será um espaço voltado para a apresentação da produção artística contemporânea brasileira. Ocupará parte dos galpões que abrigavam originariamente as oficinas do Liceu de Artes e Ofícios, acrescidos de um novo edifício projetado para as funções específicas de museu. Deverá, também, contar com espaços para as reservas técnicas do Museu da Casa Brasileira e Museu de Arte Sacra de São Paulo.
  
A estrutura dos galpões existentes, construídos no início dos novecentos, se compõe por um conjunto elegante de pórticos metálicos, cuja nave central, mais elevada, conta com cobertura de duas águas sustentadas por tesouras com pendurais ligados por escoras oblíquas e o tensor definindo uma linha curva.

Nossa proposta estabelece uma intervenção íntegra, através de um novo edifício que, exteriorizando uma arquitetura forte, legível e diretamente identificada com suas atividades intrínsecas, também preserva e destaca os galpões existentes.

Pinacoteca Liceu de São Paulo