NASP – Sede Natura São Paulo

São Paulo / SP

2012 – 2015

Área:  29.700,00 m²

 

O NASP – SEDE NATURA SÃO PAULO, se localiza às margens da Rodovia Anhanguera, a um quilômetro da Marginal Tietê, na cidade de São Paulo.

Em terreno urbano, de topografia variada e áreas densamente vegetadas, o novo edifício administrativo, proposto para quase mil usuários, procura se harmonizar funcional e volumetricamente com o Centro de Distribuição existente no terreno e respeitar a geografia e a topografia do lugar, de modo a reduzir o impacto de sua ocupação e absorver em seus espaços a magnitude da paisagem e do ambiente natural.

O programa do NASP se distribui em um edifício, longitudinal e paralelo à face leste do Centro de Distribuição. Ocupando parte do platô remanescente no terreno, esse edifício, pensado como uma “Torre Horizontal”, concentra, integra e aproxima suas diversas atividades. Três edifícios existentes no lote serão também adequados para abrigar funções de apoio à Torre Horizontal.

Uma “Passarela de Recebimento”, suspensa e lançada sobre a vegetação e os taludes existentes, também absorve os fluxos vindos dos estacionamentos. Uma passarela secundária conecta a Torre Horizontal aos edifícios existentes de apoio e aos bosques dos platôs remanescentes, que terão suas massas arbóreas mantidas e acrescidas de espécies nativas – o verde é tratado não como residual de áreas não ocupadas, mas como integrante fundamental das arquiteturas propostas.

 

Premiações:

  • 1º Prêmio– 10ª edição do Prêmio AsBEA categoria Obras Concluídas – Edifícios de Serviços
  • 1º Prêmio– Prêmio Saint Gobain de Arquitetura 2017 – Modalidade Comercial – Edificação Construída
  • Nomeação para o Mies Crown Hall Americas Prize (MCHAP) 2018 – Prêmio de melhor projeto das Américas pelo Illinois Institute of Tecnology
  • Finalista do prêmio Archdaily Building of the year 2017 – entre os 5 finalistas mundiais.

 

Concurso a Convite – 1º lugar.