Centro de Gastronomia de Pelotas

Pelotas / RS

2022

Área: 2.664,73m²

ARQUITETURA COMO EXPRESSÃO DO TEMPO

Transformar e ampliar os espaços da antiga Sede do Banco do Brasil em um Centro Gastronômico nos coloca diante da necessidade de intervir sobre uma arquitetura concebida para outros usos, modificando uma realidade sem que o significado original de sua construção se altere. Se essa situação nos conduz à preservação das composições existentes e, consequentemente, ao respeito à integridade do construído, também nos impulsiona a sempre que incorporarmos novos elementos a essas composições o façamos de modo a denunciar a diversidade que o tempo estabelece.

As novas intervenções procuram evitar gestos miméticos, assumindo uma linguagem contemporânea e equilibrada em relação às arquiteturas existentes. Um desejo de continuidade e de complementariedade em que o atual e o novo, o original e a reparação componham um conjunto coeso e harmonioso. Ao mérito patrimonial do passado procura-se incorporar o patrimônio do amanhã.

Propomos o Centro Gastronômico como um lugar para a comunidade, oferecendo novos ambientes para a vida social e cultural focados no aprendizado na pesquisa e na difusão da culinária local e regional. Um lugar de agregação, onde a gastronomia e a reflexão alimentar se encontrem com a arquitetura e a cidade.

Concurso Nacional – 2° Lugar.