SESC Guarulhos

Guarulhos / SP

2009 – 2019

Área: 34.200,00 m²

 

Projeto vencedor do primeiro concurso público de arquitetura promovido pelo SESC, em 2009.

 

Edifício de uso público, que aglomera atividades culturais, esportivas, de ensino, de saúde, de recreação e de lazer, o SESC Guarulhos foi concebido como um grande espaço democrático e convidativo, que procura favorecer e suscitar o encontro, a convivência e a interação entre pessoas.

Localizado em região urbanizada, próximo do Aeroporto Internacional de Guarulhos e do conjunto Habitacional Zezinho Magalhães, a paisagem de sua vizinhança apresenta um desenho heterogêneo, por vezes fragmentado e descontínuo, característico de ambientes urbanos em processo de crescimento e transformação.

Nesse contexto, o projeto procura enfatizar a condição do SESC como comunicador social e polarizador cultural por meio de uma arquitetura não apenas orientada para as soluções específicas de suas atividades e funções, como também para a construção de um cenário urbano mais contínuo, coeso e unitário.

O acesso ao edifício é generoso e não intimidador. Pensado como extensão dos percursos urbanos, procura gentilmente convidar o visitante ao conhecimento e uso da unidade.

Internamente os espaços se estruturam ao entorno de uma grande Praça de Convivência que recebe os fluxos externos e concentra, articula e distribui as diversas atividades do complexo. Espaço transparente e permeável às perspectivas visuais, essa praça integradora expõe os acontecimentos do edifício e incorpora a paisagem circundante a seus ambientes internos. Um sistema de cobertura composto por grelhas metálicas, vidro, extratores de ar e brises horizontais em alumínio perfurado para proteção solar, filtra a luz natural e serve de coroamento a esse espaço diáfano.

As circulações internas, organizadas de modo simples e preciso por rampas, passarelas e corredores debruçados sobre a Praça de Convivência, expõem o movimento dos usuários e reforçam o caráter extrovertido do edifício.

Seu programa se distribui em três pavimentos:

 

TÉRREO – ao entorno da Praça de Convivência, abrem-se a Central de Atendimento, as Salas de Exposições, a Clínica Odontológica e os Ambientes de Recreação Infantil e Juvenil.

Nesse pavimento, o Ginásio de Esportes coberto e seus sanitários e vestiários de apoio completam as áreas de fruição pública.

Com acessos independentes, o Pátio de Carga e Descarga e o Setor Operacional se localizam junto aos dois pavimentos de estacionamento de veículos. Essa disposição organiza os fluxos de serviço e proporciona eficiência operacional ao Teatro, Restaurante, e demais áreas do complexo.

 

INTERMEDIÁRIO – o Teatro, com seu foyer voltado para o vazio da Praça de Convivência, se conforma como um corpo sólido independente – suas dimensões de plateia, palco coxias e bastidores se adaptam às diversas demandas de uso requeridas pelo SESC.

Nesse pavimento, favorecidos pela topografia natural do terreno, encontram-se o Complexo Aquático (coberto e descoberto) e as Quadras Esportivas externas. A Comedoria, voltada tanto para a Praça de Convivência quanto para as piscinas e as áreas de solário, oferece aos usuários o deleite das perspectivas visuais variadas.

Distribuem-se também nesse pavimento, a Administração, a Biblioteca, a Estação Ambiental e os espaços externos de jardim.

 

SUPERIOR – no último pavimento se localizam as Salas Multiuso, Ginástica Multifuncional e de Atividades Físicas. Seus corredores de acesso, além de também se voltarem para a Praça de Convivência, percorrem os vazios dos pés-direitos duplos do Ginásio de Esportes e da Piscina Coberta. Uma varanda para atividades corporais externas, voltada para Centro Aquático e Esportivo, potencializa o uso dessas salas e sombreia a Comedoria no pavimento inferior. Um completo Centro de Música conclui os espaços desse dinâmico complexo de atividades.

 

Concurso Nacional – 1º lugar.

 

Fotos:

Nelson Kon / SESC-SP

Pedro Mascaro / SESC-SP  (drone)