Moradia Estudantil UNIFESP São José
São José dos Campos / SP
2015
Área: 7.920,00 m²
O terreno de formato longilíneo, em declive e margeado por áreas de proteção ambiental se avizinha da área esportiva existente. Essas condições, aliadas às localizações das vias e dos acessos projetados, nos conduziram à implantação de um edifício composto por duas lâminas paralelas que, conformando uma praça de convivência interna, se acomodam à topografia do lugar.
O acesso principal, a partir da via sudeste/sudoeste, estabelece um eixo público de circulação que transpassa a praça de convivência, se conecta a via leste/oeste e define percursos para “jogging” e lazer na área verde remanescente ao norte do terreno. O critério dessa implantação procura também demarcar um segundo eixo transversal de circulação que conecta o edifício de habitação ao complexo esportivo existente.
Praça de convivência – Palco urbano
Receptora dos fluxos externos, a praça de convivência agrega, articula e distribui os percursos do edifício. Espaço iluminado e parcialmente coberto, para ele se voltam os ambientes coletivos de uso geral das habitações. Uma escadaria, utilizada como arquibancada, conecta os térreos superior e inferior da praça de convivência, assim transformada também em um palco vivo destinado às atividades coletivas de aglomeração.
Com sua configuração e conformação, a praça de convivência procura transportar para o interior do edifício as características que são próprias da cidade:
organicidade, continuidades espaciais, variedades volumétricas e a riqueza das perspectivas visuais que seus cheios e vazios proporcionam.
Concurso Nacional – 3° Lugar.