Escola Enrico Fermi
Turim / Itália
2017
Área: 10.500,00 m²
O concurso internacional Torino fa Scuola (Turim faz Escola), promovido pela Compagnia di San Paolo e Fondazione Giovanni Agnelli, em colaboração com a cidade de Turim, se origina de uma reflexão cultural, pedagógica e arquitetônica sobre novos espaços de aprendizagem. O objetivo é a reestruturação e reorganização da escola secundária Enrico Fermi, localizada em um bairro central em processo de transformação na cidade de Turim.
Pensamos a nova escola Enrico Fermi como um catalizador social urbano integrado de serviços destinados à educação, estudo, formação, informação, encontro, entretenimento e lazer.
Nova volumetria
À exceção do novo corpo do Ginásio, deslocado para o alinhamento do restante do edifício na Via Genova e das novas escadas internas e do elevador, será mantida integralmente toda a estrutura existente do edifício.
Os atuais caixilhos serão substituídos e ampliados nas suas dimensões, assim como as alvenarias, substituídas por painéis pré-fabricados leves de fechamento. O novo corpo diáfano do Ginásio, pensado como um equipamento de uso dos alunos e dos moradores do bairro se destaca no conjunto da escola. Ao dotar o edifício de uma maior transparência procura-se externar mais claramente à comunidade suas atividades e funções.
Parte do estacionamento existente será utilizada como área de atividades externas da escola, tanto para uso didático quanto para uso de lazer. Novos acessos em todo o limite periférico do edifício procuram reforçar sua presença urbana e seu caráter público e social.
Acessos e circulações
Um edifício com acessos variados que se relacionam diretamente com os percursos da cidade. Internamente, suas circulações concentradas e dotadas de grande transparência e permeabilidade, expõem o movimento dos usuários e reforçam o caráter extrovertido do edifício.
Perspectivas visuais
O edifício apresenta uma variedade de espaços e aberturas que tornam visíveis seus acontecimentos, explicitam seus movimentos e favorecem o encontro, a interação e a troca de experiências entre os estudantes das diversas faixas etárias.
Uso público
Um edifício que não seja apenas uma escola, mas um equipamento urbano de múltiplo uso acessível a toda comunidade. A versatilidade de seus espaços e o controle seletivo do uso de seus ambientes permite sua utilização nos diversos horários do dia, todos os dias da semana.