Escola Inovativa Racchetti da Vinci

Cremona / Itália

2016

Área: 10.500,00 m²


A educação é uma atividade social

O Nuovo Liceo Racchetti e os Laboratórios de Cozinha e Salão do Instituto Sraffa di Crema oferecem ensino e convivência entre alunos com idade entre a adolescência e o início da vida adulta. Este é um período de vida de grande transformação, em que o indivíduo está aberto à socialização, aprendendo e absorvendo conhecimento. Nesse período, com maior ênfase que em outros períodos da vida, a escola se apresenta como um estágio metafórico da vida coletiva, como um lugar de possibilidades para quem conhece e experimenta o mundo.

 

Construindo um lugar

A cidade contemporânea intensifica sua vitalidade com novas inserções. O projeto inclui não apenas um novo edifício, mas também a construção de um novo parque público com uma dimensão urbana. O Liceo está inserido no meio desse novo território. Em relação a esse novo contexto e à importância de seu uso coletivo e público, acreditamos que o edifício deve expressar uma arquitetura que se apresente como um forte signo urbano, legível e com identidade suficiente para ser reconhecido e assimilado na memória coletiva.   Como sua presença também qualifica o tecido urbano, essa arquitetura deve estar em harmonia com a escala, a dimensão e o ritmo do lugar, estabelecendo uma relação espacial contínua e direta com a paisagem e o fluxo da cidade.


Sistemas de construção e fachadas

Cada construção é uma intervenção em um ambiente natural. É por isso que o projeto propõe, por meio de um sistema respeitoso e do uso de materiais, técnicas e meios de construção não muito agressivos, reduzir o impacto da construção no meio ambiente do Parque. Um sistema construtivo composto por estruturas pré-fabricadas de concreto e aço foi adotado.

 

Concurso Internacional
com Arpino Masella Architettura.