Requalificação do Complexo Esportivo, de Lazer, Entretenimento e Cultura Arena BSB

Brasília / DF

2019

Área: 94.210,00 m²

 

O Complexo Esportivo de Lazer Entretenimento e Cultura Arena BSB se insere em área de dimensões significativas do Setor de Recreação Esportivo Norte – SRPN. Atualmente sua ocupação por edifícios e equipamentos esportivos de uso público é parcial, inacabada e fragmentada por vazios descontínuos que esgarçam e rompem com a leitura unitária de seu território.

Essa área, majoritariamente margeada pelo Eixo Monumental e Via Autódromo-Estádio, se localiza em posição central e notável na cidade. Como rótula de um eixo transversal ao Eixo Monumental, alinha o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, na Asa Sul, ao Parque Ecológico Burle Marx, entre a Asa Norte e o Setor Noroeste.

Pensamos em um desenho de território reparador, que alinhe e unifique os espaços e edifícios existentes com aqueles requeridos pelas novas demandas, de modo a construir um tecido urbano unitário, contínuo e de grande fruição.

Pensamos em um projeto inclusivo, receptivo e generoso no seu recebimento e uso. Um projeto não intimidador, que ofereça espaços dinâmicos que se interpolem e se conectem entre si, oferecendo aos usuários a alternância e o desfrute integral de suas atividades.

Pensamos em espaços que reproduzam e reinterpretem as características próprias da cidade, como a organicidade, as continuidades espaciais, as variedades volumétricas de seus elementos construídos e as perspectivas visuais ricas e inesperadas de suas ruas e praças.

Pensamos na área como um grande parque de escala metropolitana, receptivo e transformador do ambiente urbano, que extrapole seus limites físicos e se entrelace com os contínuos da cidade.

Enfim, pensamos na intervenção como um grande marco, não pela monumentalidade de que Brasília já é servida, mas, contrariamente, por sua escala protetiva, que reconheça o cidadão como um participante ativo.

 

UMA SEQUÊNCIA DE ESPAÇOS

A partir das diretrizes de zoneamento, interpretamos o Bulevar como uma sequencia de espaços estruturados ao longo de um grande eixo longitudinal (Percurso Linear) de circulação de pedestres. Esse percurso, gerador de acontecimentos e regulador da paisagem, conecta e distribui sequencialmente os espaços e as atividades diversificadas do Bulevar e das áreas dedicados ao lazer e às práticas esportivas.

Um segundo eixo de circulação (Percurso Híbrido), transversal ao Percurso Linear, interliga o Eixo Monumental à Via Autódromo-Estádio. Sua função é dupla: receber e conduzir ao Bulevar os pedestres visitantes vindos do Eixo Monumental e, de modo controlado e seletivo, oferecer o acesso motorizado às infraestruturas do Complexo.

 

Concurso Nacional.

 

Paisagismo:

Gracielli Folli

Perspectivas:

Espheravirtual